Apresentação Do Projecto

 

A conservação do património edificado é um sector de grande impacto económico e cultural na Europa, mas embrionário em Portugal.

Os revestimentos exteriores das nossas antigas cidades e arquitecturas, definindo o essencial da sua apresentação histórica e estética, eram executados com materiais locais e recorrendo às artes e técnicas da cal. Estas soluções de revestimento exterior das fachadas estão a ser destruídas a um ritmo alucinante e substituídas pelas soluções à base de cimento Portland.

Nas intervenções em edifícios antigos é ainda corrente começar por extrair todo o revestimento exterior, seja qual for o tipo e grau de degradação existentes, em grande parte por incapacidade de análise da situação e por desconhecimento dos materiais e tecnologias adequados à sua conservação, consolidação e reparação.

O estudo das tecnologias da cal aérea, das suas cores e das técnicas utilizadas em revestimentos decorativos exteriores já foi iniciado, no entanto falta ainda proceder à recolha de saberes ancestrais fundamentais que permitam colmatar lacunas existentes e articular essa recolha com estudos de natureza científica que permitam caracterizar os materiais de facto empregues, restituindo as tecnologias de laboração e os processos da sua aplicação.

Pretende-se aprofundar e interrelacionar o conhecimento nesta área, de forma a contribuir decisivamente para dar respostas ao problema global da conservação de revestimentos de edifícios antigos: face a um revestimento existente, decidir, com base em critérios científicos, qual a estratégia a usar: conservação utilizando tecnologias de consolidação e restauro, reparação pontual com recursos a novos materiais e novas tecnologias similares aos pré existente, ou substituição, exigindo a utilização de materiais e tecnologia compatíveis do ponto de vista funcional e estético.

Articulando capacidades multidisciplinares e partindo de necessidades concretas para o avanço da ciência da conservação, este projecto procura (re)introduzir metodologias e tecnologias mais adequadas à conservação da autenticidade e ao restauro do nosso património urbano e arquitectónico, assim como valorizar a reutilização de materiais e tecnologias tradicionais.

Este projecto, com a referência POCI/HEC/57723/2004 está em curso no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e é co-financiado pela FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia).